Buscar
Minoxidil
- saosebastiao9
- 17 de fev. de 2016
- 1 min de leitura

O minoxidil é um modificador biológico que age revertendo o processo de miniaturização do pêlo na calvice ao normalizar o ciclo do folículo, prolongando a fase de crescimento.
Seu agente ativo, substância responsável pela estimulação do folículo piloso, é o sulfato de minoxidil. Este medicamento estimula os folículos em fase de miniaturização, ou seja, folículos de pequeno diâmetro, curtos (entre 0.5 e 2cm) e hipopigmentados.
Além de estimular a vascularização do couro cabeludo permitindo uma melhor oxigenação da região, o minoxidil estimula a multiplicação das células da matrix ( raiz do pêlo ). A solução de minoxidil é geralmente encontrada na concentração 2% a 5%. Um estudo recente controlado com placebo comparou as respostas terapêuticas de 352 homens com idade média de 36 anos, portadores de calvice grau III-V, a essas duas concentrações de solução de minoxidil. O crescimento do pêlo no grupo dos 5% foi mais rápido e mais forte. Após esses estudos, padronizou-se o uso do minoxidil 5% para todos os pacientes duas vezes ao dia. Recomenda-se passar sempre nos cabelos limpos e secos.
É importante salientar que o produto deve ser passado no couro cabeludo, e não nos fios. Ele deve ser absorvido pelos poros para agir na raiz dos cabelos.
Para se obter o efeito desejado, deve-se deixar a medicação agindo por pelo menos 4 horas. Por isso seu uso é indicado à noite e pela manhã, logo ao acordar. Depois de 4 horas pode-se lavar os cabelos.
O produto também pode ser usado em barbas e sobrancelhas. Para maiores esclarecimentos procure um médico ou farmacêutico.







Commentaires